Tecelagem para empresários e trabalhadores do ramo

Tecelagem é basicamente o ato de tecer, através do entrelaçamento de fios de trama com fios de teia, hoje vamos abordar a importância da tecelagem no brasil com as empresas tradicionais.

Antes de abordar a importância dessas empresas no Brasil, quero lhe falar um pouco sobre os tecidos produzidos no processo de tecelagem (também conhecidos como tecidos planos ou de cala) Esses tecidos não devem ser confundidos com tecidos de malha. Nos tecidos planos existe duas posições para os fios de trama: ou ele tem a finalidade de passar por baixo ou de passar por cima dos fios de ardume.

O processo da tecelagem divide-se em duas áreas importantes e distintas:

Primeira área é a preparação para a tecelagem;

Segunda área é a tecelagem por si só.

Para preparar a tecelagem você deve levar em consideração três operações diferentes que se complementam que é a Urdissagem, Encolagem e pôr fim, à montagem do órgão no tear.

 

 

Para Urdissagem as bobinas de fio são colocadas num suporte especial e levados até à Esquinadeira, onde eles se apresentam individualmente e paralelos uns com os outros.

Os dois fios, com exatamente o mesmo comprimento são enrolados num eixo – Órgão importante do tear.

Encolagem, é uma operação que tem como objetivo conceder aos fios, a resistência necessária para aguentar as tensões que o tear provoca nos fios durante a abertura da cala, evitando assim, quebras de fios e as consequentes interrupções de produção. Quando falamos em Encolagem a teia é desenrolada, e mergulhada numa solução coloidal adesiva É usada uma Solução de Amido de milho. Após banhar, os fios são extremamente secos e enrolados novamente no órgão do tear.

Esta operação pode ser evitada no caso de fios retorcidos, por que estes apresentam uma maior resistência.

A montagem no tear consiste na montagem do órgão na traseira do tear e na passagem um-a-um dos fios no sistema de detecção de quebras e no liço correspondente. Este processo é chamado de remeter, porém, quando temos outros tipos de fios para fazer a tecelagem por conta de exigência de algum cliente, precisamos trocar os fios, caso for o mesmo material para outro produto, mantemos o fio.

A engomagem do urdume é o primeiro requisito para um bom desempenho de tecelagem. Assim como a resina é aplicada sobre o lençol de urdume, para que possa proteger da ação mecânica do tecimento, ela deverá ser removida na hora da preparação do tecido para que o processo de tingimento ou alvejamento do produto. Por isso é necessário o processo de gomar posteriormente ao processo anterior dito aqui.

Porque devemos engomar?

Para que possamos ter uma melhor resistência do fio e um excelente desempenho na tecelagem, o objetivo é proporcionar na produção um tecido de ótima qualidade, até porque dependendo do tecido, precisamos tomar cuidado para que dure bem, pois na tecelagem pode se produzir tecidos específicos, uma exemplo claro é o tecido para quem usa o produto com muita frequência e deseja uma durabilidade maior.

 

História

Desde as épocas mais antigas e nos diversos cantos do mundo, o atributo de tecer está enraizado e presente na vida de muitas pessoas que conheceram este processo. Não é muito conhecido, mas está prática serviu desde o suprimento para sobrevivência até como assunto artístico.

Costuma-se dizer que tecer é uma arte e permite que você faça uma parada no tempo. Como sabemos, parar no tempo significa sair um pouco desse mundo dominado por maquinas e tecnologias que nos distância de botar a mão na massa, tecer te traz de volta para essa realidade te proporcionando realizar um trabalho completamente manual.

O bom disso, é que cada artesão cria a sua própria identidade no trabalho, deixando assim sua marca, dando vida para o produto, isso faz com que o indivíduo reproduza o seus sentimento no ato de tecer, conduzindo assim a pessoa para uma sintonia de corpo e alma no emaranhado de fios que está trabalhando.

Durante o trabalho com a tecelagem temos a oportunidade de criar um ritmo interno que abre espaço para uma nova atitude perante o dia-a-dia de cada um, pode ser uma terapia.

Qual a importância da tecelagem no brasil?

A importância da tecelagem no brasil em meu ponto de vista, é resgatar e revitalizar as indústrias tradicionais, gerando assim empregos para os trabalhadores que sentem prazer em tecer.

Com isso, movimentaríamos ainda mais a economia e todos se beneficiariam, tanto o empresário, que terá lucro, as pessoas que iram ter mais oportunidade de trabalho e o governo que irá garantir a retenção de impostos pagos pelos empresários, como o icms por exemplo.

Os empresários que tem indústrias tradicionais de tecelagem, geralmente pagam um valor alto de conta de energia elétrica, inclusive pagam o icms sobre a conta de energia elétrica de seu galpão, porém, esse imposto é cobrado indevidamente, para que você possa saber mais informações sobre isso, recomendo o que veja o guia para restituir.

 

Algumas pessoas me vieram com a seguinte questão:  O Guia de Restituição do ICMS funciona?

Funciona sim! Você que tem galpão industrial e trabalha com tecelagem vai se beneficiar muito com ele.

Este post foi para que você entender um pouco mais sobre tecelagem e sua importância na indústria, com informações úteis tanto para você que busca uma oportunidade de trabalho, quanto pra você que é empresário que tem ou pensa em ter uma empresa de tecelagem no brasil, informações importantes sobre imposto, sobre o que é tecelagem e como é feito os processos de tecelagem nas empresas tradicionais.

 

 

P.S Espero que tenha sido útil para você, sempre que tiver dúvidas, pode entrar em contato conosco que iremos lhe auxiliar no que estiver em nosso alcance.

 

Se você gostou, não esquece de deixar seu comentários, compartilhar com seus amigos e acessa nosso site novamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *